INSCRIÇÕES PARA MUTIRÕES DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DO ANO COMEÇAM NA SEGUNDA- FEIRA

Cirurgias gratuitas


Mutirão de castração de cães e gatos. Foto: Levy Ferreira/SMCS

As inscrições para os primeiros mutirões de castração gratuita de cães e gatos de 2024 vão ser abertas na segunda-feira (19/2), a partir das 12h. Os agendamentos devem ser feitos pela área de eventos do site da Rede de Proteção Animal de Curitiba.

A ação será voltada aos moradores das regionais Boa Vista e Boqueirão e as cirurgias gratuitas serão feitas em março, nas unidades móveis de castração da Prefeitura.

(as vagas serão abertas às 12h de segunda-feira)

De 5 a 9 de março, o mutirão passa pela Regional Boa Vista e as cirurgias serão feitas no estacionamento do Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233, Bacacheri), com 1.200 vagas disponíveis. Entre os dias 18 e 30 de março, a iniciativa ocorre na Regional Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430), ofertando 1.800 vagas.

Podem participar do mutirão cães e gatos de ONGs, protetores independentes e tutores das regionais Boa Vista e Boqueirão, com animais de 5 meses a 8 anos.

“A castração tem benefícios como a prevenção de doenças e tumores e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Desde 2017, o Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura já beneficiou mais de 116 mil cães e gatos. Para o mês de março, as ações do programa totalizam 4 mil vagas para castração.

Castração em clínicas

Além dos mutirões nas Ruas da Cidadania, a Prefeitura promove as castrações gratuitas em oito clínicas parceiras, com quase 1 mil vagas ao todo. As inscrições também abrem nesta segunda-feira (19/2), às 12h, e são realizadas por meio da área de eventos do site da Rede de Proteção Animal.

Clínicas parceiras

Baby Dog - R. Dr. Goulin, 26 - Alto da Glória
Cemevet - R. Manoel das Chagas Lima, 211 - São Braz
Clinicão - R. Vicente Geronasso, 1.480 - Boa Vista
CMV - R. Antônio Schiebel, 406 - Boqueirão
Samivet - R. Carlos Essenfelder, 2.495 - Boqueirão
Santa Cândida - R. Fernando de Noronha, 2.843 - Santa Cândida
Solarium - R. Evaristo Berleze, 144 - Bacacheri
Vetsol - R. José de Oliveira Franco, 2.685 - Bairro Alto

Castração pediátrica

Na segunda-feira (19/2) também serão abertas 45 vagas de inscrições para castração de filhotes de cães. As inscrições serão feitas pelo site da Rede de Proteção Animal.

Esse serviço é feito em parceria com o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e vai acontecer em março no Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, na Rua dos Funcionários, 1.540, no Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

Estas vagas são limitadas e exclusivas para cães resgatados por protetores independentes e os animais, machos e fêmeas, precisam ter entre 2 e 6 meses, estarem com o esquema vacinal em dia e pesarem no mínimo 2 quilos.

Procuração eletrônica

Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.

Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.

Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que os levam para castração até que sejam transferidos ao novo responsável quando adotados.
 

Postar um comentário

0 Comentários