MPF ENTRA COM A AÇÃO DE R$ 50 MILHÕES CONTRA JEEP POR 22 DEFEITOS NO COMPASS

De acordo o Ministério Público, Compass tem 22 vícios de fabricaçãoImagem: Marcelo Justo/UOL

O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, entrou com uma Ação Civil Pública contra a FCA, que compreende Jeep e Fiat dentro do grupo Stellantis, por 22 problemas encontrados em unidades do Jeep Compass fabricadas a partir de 2018. A causa, no valor de R$ 50 milhões, pede que seja realizado um recall para consertar os danos e, se não for possível, a recompra de todos os exemplares defeituosos.

UOL Carros teve acesso ao texto da Ação Civil Pública, assinada no último dia 22, que também responsabiliza a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a União por terem aprovado o projeto do veículo. Os problemas apontados pelos promotores são baseados em reclamações de clientes e matérias jornalísticas.

Engenheiro diz que problemas podem não estar restritos ao Compass

Unidades da Toro compartilham peças com o CompassImagem: Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo

UOL Carros entrevistou o engenheiro mecânico André de Maria, que há anos estuda casos de recall no Brasil. Segundo ele, há falhas na abordagem dos promotores, que tratam os vícios como restritos ao Compass. No entanto, segundo ele, muitos sistemas são compartilhados com outros veículos, como Jeep Renegade e Fiat Toro.

"Na Ação Civil Pública são relatados vícios na transmissão AISIN TF72 AT6 (transmissão automática de 6 velocidades), que equipa grande parte dos Compass Flex, mas também está presente no Fiat Cronos e Argo, e pode equipar o Jeep Commander, Fiat Pulse e até mesmo no Fiat Fastback", exemplifica.

Ele também alerta que as versões Diesel possuem a transmissão ZF 9HP48/948TE (transmissão de 9 marchas), que em alguns casos também podem estar presentes na Fiat Toro com motor Flex 2.4 TigerShark.

"Outra forma de demonstrar que o problema extrapola o modelo informado, Jeep Compass, está no caso das centrais multimídia. A mesma central aplicada no Compass é aplicada em Jeep Renegade e em Fiat Toro", afirma o engenheiro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOl


Paula Gama

UOL

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários