CRIANÇAS QUE GANHARAM CONCURSO DA NASA SÃO HOMENAGEADAS POR VEREADORES NO PARANÁ: ''MINHA FICHA NÃO CAIU AINDA''

Gabriel Guenzani e Isadora Muller Gonçalves, de 11 anos, ganharam disputa internacional de desenho. 1.250 ilustrações de crianças do mundo todo concorreram, oito venceram.

Por Mariah Colombo, g1 PR — Curitiba

Crianças paranaenses que ganharam concurso de desenho da NASA foram homenageadas pela Câmara de Vereadores — Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Leônidas e Isadora Muller Gonçalves, de 11 anos, foram homenageados nesta quarta-feira (26) pela Câmara de Vereadores de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Ambos foram vencedores de um concurso internacional de desenho realizado pela NASA.

As crianças e o professor delas, Ismael Dias, receberam votos de congratulações.

Gabriel contou ao g1 que não esperava ganhar e que levou quase uma hora para fazer a ilustração. Agora, ele afirmou que quer continuar desenhando com o objetivo de um dia ser desenhista profissional.

"Foi muito bom, foi bem legal! Minha ficha não caiu ainda", disse.

O sentimento é compartilhado pelos pais de Isadora que contaram que a notícia foi recebida com muita alegria pela família, e que demoraram para conseguir processar a conquista da filha.

"Quando fala 'a NASA' parece uma coisa tão distante da gente... A nossa ficha só foi cair a partir de domingo, na hora que saiu a primeira reportagem no g1, depois na GloboNews. Aí a família e os amigos começaram a mandar mensagem nas redes sociais falando 'eu vi sua filha'. Aí que foi caindo a ficha, percebendo a dimensão do que estava acontecendo", afirmou Vanessa Muller Gonçalves, mãe de Isadora.

Os desenhos de Gabriel e Isadora concorreram entre 1.250 peças enviadas à agência espacial americana por participantes do mundo todo. Eles foram os únicos brasileiros selecionados nesta edição do concurso.

Crianças brasileiras vencem concurso de desenho da Nasa

Orgulho e exemplo

Para Isadora, além da homenagem, estar na Câmara de Vereadores foi uma grande experiência. De acordo com a menina, o incentivo dos amigos, dos professores e dos pais foi fundamental.

Para a mãe, Vanessa, o reconhecimento da filha é motivo de orgulho e exemplo.

"A gente vem trabalhando juntos por uma boa educação da Isadora. Temos orgulho da nossa filha. Que sirva para incentivar outras crianças a participarem, e os pais também a incentivarem os filhos", afirmou a mãe de Isadora.

Isadora ao lado da mãe, Vanessa e do pai, William. — Foto: Arquivo Pessoal

William Gonçalves, pai da menina, disse que um dos exemplos para Isadora vem de dentro de casa: a mãe de Isadora é professora.

"Eu fiquei muito feliz, porque elas estão em um caminho juntas. Ela [a mãe] está dando aula. Eu estou muito feliz e muito orgulhoso das duas", relatou William.
Os pais das crianças contam que ficaram orgulhosos do reconhecimento dos talentos dos filhos. — Foto: Arquivo Pessoal

Fernanda Ferreira, a mãe de Gabriel, disse que ficou feliz com o reconhecimento do filho.

Ela conta que há anos vem guardando os desenhos que o filho, autodidata, faz. Para ela, o fato de o filho ter ganhado o concurso poderá abrir portas para ele no futuro.

"O Gabriel é hiper dotado. Ele tem habilidade de desenhar, criar personagens, animar, ele cria histórias em quadrinhos, já escreveu duas músicas…", relatou Fernanda.

O concurso


Crianças paranaenses ganham concurso de desenho da NASA. — Foto: Arquivo Pessoal/Dumont Escola de Robótica

O concurso "NASA Space Place Art Challenge" tem como objetivo incentivar a inclusão de crianças na ciência.

De acordo com o professor Ismael Dias, o tema desta edição foi "explorador robótico espacial", inspirado pelas sondas Voyager 1 e 2, sondas enviadas ao espaço para estudar os planetas mais afastados da Terra.

As sondas gêmeas Voyager 1 e 2 foram os primeiros objetos fabricados pelo ser humano a deixar o Sistema Solar — Foto: Nasa

Os engenheiros do laboratório de propulsão a jato da NASA fizeram uma votação e selecionaram oito ilustrações. Entre os desenhos escolhidos estão as duas crianças de Colombo, as únicas brasileiras vencedoras. Os desenhos selecionados podem ser conferidos no site da Nasa.

O resultado foi divulgado em 15 de outubro.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários