TRANSPORTE ULTRARÁPIDO E SUSTENTÁVEL PODE GERAR ECONOMIA DE R$ 2 BILHÕES NO SUL DO BRASIL, APONTA ESTUDO DE VIABILIDADDE

Primeiro estudo de viabilidade do modal na América Latina foi realizado por meio de acordo com o Governo do RS e parceria com a UFRGS em trajeto que vai de Porto Alegre até a Serra Gaúcha


Percurso entre extremos poderá ser feito em menos de 20 minutos e evitar cerca de 2 mil acidentes de trânsito

Com economia bilionária de custos, operador da rota deve ter retorno financeiro no tempo recorde de 14 anos

Anualmente, modal deve gerar mais de 10 mil empregos na região

São Paulo, setembro de 2021. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio de um acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e em parceria com a Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), acaba de concluir um estudo de viabilidade do transporte ultrarrápido e sustentável na região Sul do Brasil. A pesquisa para a implementação do modal em cápsulas para passageiros e cargas é pioneira na América Latina e estima que, em 30 anos, haverá uma redução de R﹩ 2,3 bilhões no custo operacional da rota que vai de Porto Alegre a Caxias do Sul, passando pelas cidades de Novo Hamburgo e Gramado.

O estudo de viabilidade considerou o período de cinco anos para a implementação do sistema e analisou os impactos do projeto no decorrer de 30 anos de funcionamento do transporte no sul do país. Com o sistema, o trajeto de 135 km, que hoje é feito em duas horas de carro, poderá ser realizado em apenas 19 minutos e 45 segundos, em uma velocidade máxima de 835 km/h.



"Imagina trabalhar em Caxias do Sul, poder ir almoçar em Porto Alegre e conseguir voltar a tempo para o trabalho? Ou conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre e Gramado no mesmo dia? Essas são só algumas das inúmeras possibilidades que o hyperloop pode levar para a região. Os resultados do estudo de viabilidade são muito animadores, com redução de custos de operação, payback em tempo recorde em se tratando de um modal de transporte e um impacto enorme na geração de empregos e no turismo local. Nós esperamos engajar entidades ligadas à área de logística, operadores de rotas e governantes para dar esse grande passo em direção à inovação e ao desenvolvimento sustentável no país", diz o Diretor da HyperloopTT para a América Latina Ricardo Penzin.

O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatiza que o estudo de viabilidade foi possível devido ao quadro técnico altamente qualificado do Estado e da parceria com a HyperloopTT. "A gente agradece a equipe da HyperloopTT pela boa parceria e principalmente pelo olhar para o Rio Grande do Sul. O Governo do Estado está ao lado deste projeto, oferecendo as informações dentro dos termos de cooperação estabelecidos a partir da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia e da Secretaria da Fazenda. Eu sei que para alguns pode parecer algo distante e inviável, mas certamente também foi assim quando alguém disse que levantaria voo em um avião pela primeira vez. Nós chegamos até aqui a partir de análises científicas, de um estudo bem feito, e, quem sabe, estamos compartilhando um momento histórico diante da possibilidade real e concreta de colocar o Rio Grande do Sul como um marco para a inovação no Brasil e na América Latina", declara.


De acordo com o secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, a análise de viabilidade do hyperloop pode contribuir para a exploração de novas tecnologias e produtos da cadeia de mobilidade do Rio Grande do Sul. "É uma das tecnologias de potencial impacto disruptivo no setor de transportes e que necessita capacitação de pessoas, uma cadeia de fornecedores especializados e constante evolução tecnológica. Não é apenas a implantação de uma linha de transporte moderna que pode levar a melhorias na logística e transporte, é muito além disso. A análise de viabilidade dos pesquisadores gaúchos mostra que potenciais econômicos podem ser desenvolvidos a partir desse sistema, levando em conta o avanço do conhecimento, a sustentabilidade e as demandas da sociedade gaúcha", explicou.


Aspectos econômicos


Um aspecto priorizado pelo estudo foi a viabilidade econômica do projeto. De acordo com as características geográficas da região, constatou-se que o custo total para a implementação do hyperloop, junto com os custos de operação e os impostos pelos próximos 30 anos, será de US﹩ 7,71 bilhões. O valor investido é compensado já nos primeiros cinco anos de funcionamento, principalmente com receita proveniente dos passageiros (52%) e empreendimentos (35%), além de aluguel de lojas nas estações (2%), publicidade (2%) e transporte de carga (1%). Como o projeto não exige subsídios governamentais, a empresa interessada em realizá-lo terá um payback completo e passará a lucrar em apenas 14 anos.


Já dentre os principais benefícios para a economia local estão a criação de 50 mil empregos diretos no setor de Construção durante o período de obras, 9.243 empregos diretos e indiretos e 2.077 empregos no setor de Energia Solar anualmente durante 30 anos, crescimento do PIB e o aumento da receita tributária. Dessa forma, os ganhos serão cerca de 31% superiores aos custos envolvidos no projeto.

Desenvolvimento local


No período de análise de 30 anos, a projeção é que o transporte em cápsula, que se movimenta sem atrito em um ambiente de alta pressão, evite 67 acidentes com mortes, 1.203 acidentes com feridos e 651 acidentes com danos apenas materiais. No total, são quase 2 mil acidentes a menos no estado, em apenas três décadas.

Além da mobilidade urbana, outro setor que promete ser beneficiado na região é o imobiliário. Com cerca de seis anos de implementação do hyperloop, deve ocorrer uma valorização de R﹩ 27,4 bilhões​ dos terrenos e propriedades no entorno das estações. O estudo ainda supõe a participação da HyperloopTT em 20% dos novos empreendimentos de incorporação imobiliária, gerando ganhos não operacionais adicionais de R﹩ 18 bilhões, que se caracterizam como uma parte vital da receita do modal.

"O projeto da HyperloopTT rompe conceitos tradicionais e traz inovações tanto em termos de infraestrutura quanto em termos de operação de um sistema de transporte. Isso exigiu a articulação de vários saberes e o trabalho em equipe de profissionais de áreas como energia, previsão de demanda de carga, estudo de rotas, dentre outras, na Universidade. A gente sente que todos os nossos esforços foram recompensados com o lançamento desse estudo sólido e promissor", declara a Dr. Christine Tessele Nodari, coordenadora do projeto pelo Laboratório de Sistemas de Transportes da UFRGS.


Foco na sustentabilidade


O modal proposto pela HyperloopTT é alimentado por energia renovável e prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em 80% do percurso Porto Alegre - Serra Gaúcha acima do solo, considerando possíveis problemas técnicos como sombreamento, que podem inviabilizar a instalação em alguns trechos. Seu potencial de produção anual de energia é estimado em 339 GWh, enquanto o consumo energético é de apenas 73 GWh ao ano. Assim, o hyperloop poderá produzir 3,6 vezes mais energia do que consome e ser considerado um sistema com autossuficiência energética, em que a venda do excedente não é necessária para a sua sobrevivência.

O estudo da rota gaúcha priorizou um percurso que minimiza a distância entre as cidades e, ao mesmo tempo, se adequa à topografia do terreno para reduzir a necessidade de obras complexas relacionadas a túneis e viadutos e, assim, mitigar o impacto ambiental. A emissão de gases que causam o efeito estufa e outros poluentes também será drasticamente reduzida com a adoção do transporte no Rio Grande do Sul. Cerca de 95 mil toneladas de CO2 deixarão de ir para a atmosfera, contribuindo para a sustentabilidade ao mesmo tempo em que não abre mão do desenvolvimento econômico, tecnológico e social.

"O grande diferencial desse projeto é a dimensão ambiental e a pegada ecológica com a utilização de energia limpa e renovável. O estudo em si é abrangente, pois incorpora análises sob diferentes aspectos e áreas de conhecimento, ao mesmo tempo em que é profundo, pois entra em detalhes para que se possa chegar a conclusão sobre a viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto. Essa é uma iniciativa global que vai alterar de forma definitiva os padrões de mobilidade no mundo e a Universidade se sente completamente satisfeita em contribuir com esse passo histórico que está sendo buscado", afirma o PhD. Luiz Afonso Senna, coordenador do projeto pelo Laboratório de Sistemas de Transportes da UFRGS.


Sobre a HyperloopTT

Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) é uma empresa inovadora de transporte e tecnologia focada em realizar o hyperloop, um sistema que move pessoas e mercadorias com segurança, eficiência e sustentabilidade, trazendo a velocidade do avião para o solo. Por meio do uso de tecnologia exclusiva e patenteada e um modelo de negócios colaborativo avançado, a HyperloopTT está criando a primeira nova forma de transporte em mais de um século.

Fundada em 2013, a HyperloopTT é uma equipe global de mais de 800 engenheiros, criativos e tecnólogos divididos em 52 equipes equipes multidisciplinares, além de 50 parceiros corporativos e universitários. Com sede em Los Angeles, EUA, e Toulouse, França, a HyperloopTT tem escritórios na América do Norte e do Sul, Oriente Médio e Europa. A empresa ainda é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, refletindo o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Responsável pelo primeiro e único sistema de teste em grande escala do mundo, a HyperloopTT lançou o primeiro estudo de viabilidade abrangente analisando um hyperloop em 2019, que concluiu que o sistema é econômica e tecnicamente viável e irá gerar lucro sem exigir subsídios governamentais.


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