TUDO O QUE SABEMOS SOBRE AQUELE MORCEGO "DE TAMANHO HUMANO" QUE VIRALIZOU

(sakundes/Reddit)

Morcegos existem praticamente pelo mundo todo, mas as raposas voadoras apenas em certas partes do planeta. Por isso é fácil de entender porque uma foto desse aparentemente gigantesco morcego das Filipinas tenha viralizado na internet.

“Lembra quando eu falei a vocês sobre as Filipinas terem morcegos do tamanho de humanos? Sim, era disso que eu estava falando”,escreveu o usuário do Twitter AlexJoestar622 no final de junho .

Como muitos posts que viralizam a foto do tuíte, na realidade, teve origem anos atrás no Reddit , quando o usuário das Filipinas chamado sakundes aparentemente cruzou com destes belíssimos espécimes no seu próprio quintal.

A perspectiva da foto acima faz com que o animal tenha uma aparência muito maior do que a realidade — raposas voadoras definitivamente não chegam o tamanho de um humano. Há espécies maiores chegam a uma envergadura de asas de 1,7 metros (medida de ponta a ponta das asas abertas), mas seu corpo é bem menor chegando, no máximo, a cerca de 30 centímetros de comprimento.

Mas não existe dúvida de que o animal é real. O mesmo usuário do Reddit incluiu mais uma foto, desta vez de outro ângulo enquanto o animal bocejava logo que acordou de sua soneca; raposas voadoras comumente são ativas durante a noite ou no crepúsculo.

                      (sakundes/Reddit)

É possível que a espécie seja uma grande raposa voadora (Pteropus vampyrus), um grande morcego de orelhas compridas e pontiagudas com rosto e cabeça parecidas com uma raposa. Devido à perda do seu habitat e pelo fato de serem caçadas para alimentação humana as raposas voadoras estão ameaçadas nas Filipinas.


Mapa das faixas de grandes morcegos. (Enwebb / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0)

Apesar das associações populares que ligam morcegos a vampiros, raposas voadoras se alimentam de frutas, elas fazem muitos barulhinhos fofos quando se comem e se aglomeram em grandes quantidade nas árvores durante o dia. Preferem o néctar ao sangue.

Na realidade, das mais de 1,3 mil espécies de morcegos pelo mundo, há apenas três que se alimentam de sangue. E, diferentemente de seus primos menores as raposas voadoras não usam a ecolocalização para navegar mas sim na visão e olfato.

Embora morcegos ofereçam riscos de doenças zoonóticas, eles são fundamentais para inúmeros ecossistemas por todo o mundo, realizando controle de pragas, dispersão de sementes, polinização etc. E a grande maioria dos morcegos é fofíssima demais. [Science Alert]

Por Marcelo Ribeiro, 

https://hypescience.com/

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários