A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba recebeu nesta semana, produtos de higiene e limpeza, doados pela Votorantim Cimentos, que serão distribuídos para as 40 associações do Programa Ecocidadão que organiza e apoia associações e cooperativas de catadores de material reciclável da capital paranaense.
|
Programa Ecocidadão recebe doação de produtos de higiene e limpeza via aporte da Votorantim Cimentos Foto: Hully Paiva/ Prefeitura Municipal de Curitiba |
Entre os produtos doados estão: 1,4 mil unidades de sabonetes, 120 galões de cinco litros de água sanitária, 80 galões de cinco litros de desinfetante e 160 caixas de 500 gramas de sabão em pó. Os recursos para a aquisição dos insumos vieram de um fundo criado pela Votorantim Cimentos para atender as demandas das comunidades nas ações contra a Covid-19.
“A doação é de fundamental importância em um momento tão delicado, pois os associados e catadores desempenham um papel muito importante e precisam contar com suporte ainda maior no que diz respeito ao cuidado e segurança nos locais de trabalho. Já redobramos os cuidados e as orientações relativas à higiene e limpeza e a doação vai ajudá-los a seguir com as atividades de forma mais segura para todos”, destaca a gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, Leila Maria Zem.
Por meio da parceria celebrada com o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), a Votorantim Cimentos recebe das associações do Programa Ecocidadão os rejeitos da reciclagem, que antes iam para o aterro sanitário, mas agora são utilizados para a geração de energia nos fornos de cimento da fábrica da empresa em Rio Branco do Sul. O que era lixo, vira energia agora.
|
Programa Ecocidadão recebe doação de produtos de higiene e limpeza via aporte da Votorantim Cimentos Foto: Hully Paiva/ Prefeitura Municipal de Curitiba |
“Ser empresa cidadã está no DNA da Votorantim Cimentos e com esse tipo de ação reafirmamos nosso compromisso com as comunidades onde estamos presentes. Poder ajudar quem nos ajuda é gratificante demais. O trabalho dos catadores é de suma importância para o meio ambiente e com essa doação esperamos proteger essas pessoas contra a disseminação nos espaços de reciclagem,”, explica Bruno Marin, gerente regional da Verdera, negócio responsável pelo Coprocessamento na Votorantim Cimentos.
Os desafios de enfrentar os efeitos da covid-19 são enormes, mas a Votorantim Cimentos reforça a crença de que, com a união de esforços de poder público, empresas e sociedade civil, trabalhando de forma coordenada e em sintonia, esta crise será superada.
Outras ações
Ainda, para contribuir com a sociedade brasileira na luta contra o avanço da propagação do vírus e seus efeitos, a Votorantim e suas empresas investidas estão atuando, por meio do Instituto Votorantim, em duas frentes: redirecionamento de projetos atualmente em execução nos municípios em que as empresas da Votorantim estão presentes, com foco em ações para o combate ao novo coronavírus; e apoio às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil, na compra de itens como kits para teste, respiradores e demais equipamentos essenciais. As iniciativas contam com apoio técnico e médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Na região de Curitiba, a Votorantim Cimentos já realizou a entrega para Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco do Sul e de Itaperuçu Kits de EPIs - Equipamento de Proteção Individual (EPI) composto por máscaras N95, Máscaras descartáveis, luvas, aventais, toucas, macacões e álcool em gel. Incluiu os municípios de Rio Branco, Itaperuçu e Almirante Tamandaré no Programa de Apoio a Gestão Pública (AGP) em parceria com o Instituto Votorantim, para suporte as Secretarias Municipais de Saúde nas ações de combate à pandemia.
Também realizou a entrega de cestas básicas para os integrantes da ACAVARI - Associação dos Catadores do Vale do Ribeira, além da aquisição de 5 mil máscaras artesanais de tecido por meio de parceria com o negócio social Liga Badu, proporcionando geração de renda para costureiras da região. As máscaras foram doadas para os funcionários da Votorantim Cimentos e seus familiares.
Em parceria com SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - 14 empregados voluntários da fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul atuam na Força Tarefa Nacional para manutenção de respiradores e equipamentos médicos no Estado do Paraná. Estima-se que cada ventilador recuperado ou consertado atenda até dez pessoas durante a pandemia.
Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 13 bilhões em 2019. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, diversidade, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.
GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR
0 Comentários