SCANIA ENTRA NO QUINTAL DO VIZINHO E INVADE O TRANSPORTE URBANO DE CURITIBA

A Scania entrega seus seis primeiros biarticulados no Brasil, quebra a exclusividade da Volvo em Curitiba e inicia testes de ônibus a GNV

Ônibus biarticulados Scania
 Divulgação

A Scania aproveitou as comemorações dos 326 anos de Curitiba para entregar seis unidades de ônibus biarticulados. Os modelos medem 27 metros, têm capacidade para 250 passageiros cada e fazem parte da renovação da frota da capital paranaense. São os primeiros biarticulados vendidos pela marca no país, e foram adquiridos pela Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema de transporte urbano de Curitiba. A frota completa começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano. 
A responsável pela negociação e atendimento ao cliente é a Casa Scania Cotrasa, que conseguiu um feito histórico para a marca – é a primeira vez que alguma operadora do sistema urbano curitibano adquire ônibus que não sejam da marca Volvo. Sueca como a Scania, a Volvo tem uma fábrica na capital paranaense. “Quebramos a hegemonia e a exclusividade de um concorrente. 
Após uma demonstração real durante sete meses, nas mesmas linhas que os seis modelos rodarão, comprovou-se uma redução no consumo de combustível de 3% em comparação ao outro competidor, em condições idênticas. Estamos satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, comemora Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

“As demonstrações que fizemos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade. Além disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao encontro do nosso objetivo, que é oferecer ao nosso cliente, o passageiro do ônibus, o melhor produto pelo menor custo”, explica Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso.
 O biarticulado Scania foi devidamente homologado em conformidade com as normas da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense. “A Urbs é uma das mais exigentes em termos de homologação no Brasil. 
Queremos continuar participando da renovação de frota curitibana”, salienta Munhoz. De acordo com o diretor da Scania, o biarticulado da fabricante sueca é mais competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção.


Os seis biarticulados Scania rodarão no Eixo Norte-Sul (Linha Santa Cândida – Capão Raso). O potencial de passageiros transportados deverá chegar a 90 mil/dia útil. O perfil dos passageiros que utilizam esse itinerário é bem diversificado, sendo em sua maioria estudantes e trabalhadores. Conforme Gulin, os seis novos veículos substituirão outros com vida útil vencida. Em média, por dia, os ônibus rodarão 10 horas. Já na previsão de rodagem mensal, cada biarticulado deverá atingir, em média 5.500 mil quilômetros.

Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), o biarticulado Scania F 360 HA segue o padrão exigente da Urbs. Tem carroceria Caio, motor de 360 cavalos e desenvolve torque máximo de 188,6 kgfm, já em baixas rotações, para economizar combustível. Por estar localizado na parte frontal do veículo, o motor privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. 
O câmbio automático é o B 516R de 6 marchas, da Allison, com retardador, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8x2 de 43,5 toneladas de capacidade de carga.

O F 360 HA 8x2 sai de fábrica com suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder. A Viação Cidade Sorriso adquiriu também o PMS Fleet Care e se tornou a primeira empresa de ônibus urbano a utilizar o serviço. A conectividade é a base do Fleet Care, que funciona por meio de um gestor de frota coordenado pela rede de concessionárias da Scania.

Além de comemorar a venda dos seus primeiros biarticulados no país, a Scania acertou um programa de demonstrações para apresentar às empresas operadoras e aos órgãos gestores do transporte público de passageiros da capital paranaense o seu ônibus movido a gás natural veicular e biometano. O modelo chega a Curitiba ainda neste mês de março. “Em comparação com um veículo similar a diesel, o ônibus a gás emite 85% menos gases se abastecido com biometano, 70% menos se estiver com GNV, diminui a poluição sonora e reduz em torno de 28% o custo operacional por quilômetro rodado. Fazer uma demonstração em Curitiba é muito emblemático para nós por se tratar de uma capital que valoriza as alternativas ao diesel. 
A população sentirá uma grande diferença em comparação ao tradicional”, detalha Munhoz. O primeiro ônibus movido a GNV, e também a biometano ou mistura de ambos, da América Latina atuará nas linhas da Viação Cidade Sorriso.

A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos. O K 280 4x2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento, e capacidade para levar de 86 a 100 passageiros. O K 280 6x2, de 15 metros de comprimento, com terceiro eixo direcional e capacidade para até 130 passageiros. Ambos equipados com motor de 280 cavalos. E o articulado K 320 6x2/2, de 18,6 metros de comprimento e capacidade para 160 ocupantes, com propulsor de 320 cavalos. 
Para os ônibus movidos a GNV e biometano não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. Apenas a instalação dos cilindros de gás, que no caso dos veículos com piso normal, são colocados nos espaços disponíveis entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho), e em opções com entrada baixa, a implantação é sobre o teto. Os veículos Scania a gás recebem um trem de força que supera as especificações da mais avançada legislação de emissões da Europa, a Euro 6.

Ônibus biarticulados Scania
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