sexta-feira, 4 de maio de 2018

ESCUTE O SEU CORAÇÃO BUSCA REDUZIR MORTES PREMATURAS ENTRE OS CURITIBANOS


O prefeito Rafael Greca lançou nesta quinta-feira (3/5) o programa Escute o Seu Coração, no Salão de Atos do Parque Barigui. O programa da Secretaria Municipal da Saúde, que conta com o apoio da Sociedade Paranaense de Cardiologia, busca reduzir as mortes prematuras por doenças do coração e derrames cerebrais em Curitiba.

"Estamos dando um passo adiante no processo de saúde pública", afirmou Greca, lembrando que, em sua primeira gestão como prefeito, assinou a adesão de Curitiba ao SUS e criou o programa Nascer em Curitiba, que deu origem à Rede Mãe Curitibana Vale a Vida. "A cidade que cuida é a cidade que o prefeito coloca o seu coração a serviço", disse. 

De acordo com dados do Datasus (departamento de informática do Sistema Único de Saúde), em Curitiba, no ano de 2016, as doenças do coração e derrames cerebrais foram responsáveis por 3.134 mortes (28,2%), proporção semelhante a do Paraná (28,8%), do Brasil (27,7%) e do mundo (26,8%).

Para mudar esta realidade, o Escute o Seu Coração cria uma linha de cuidado especial, estimulando estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência, garantindo que o paciente esteja no local certo, no momento correto. Veja mais aqui.

Promoção à saúde

As principais doenças associadas aos “ataques do coração” e “derrames cerebrais” são a hipertensão, a diabetes, a obesidade e a dislipidemia (excesso de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides). Entre os fatores de risco para essas doenças estão sedentarismo, estresse, tabagismo e alimentação rica em calorias, açúcar, gordura e sal.

Assim, a promoção à saúde é um dos principais eixos do programa Escute o Seu Coração. “Não queremos apenas tratar os doentes. Queremos evitar que as pessoas adoeçam. E evitar, também, que as pessoas que já têm doenças associadas tenham alguma piora do quadro, com consequências graves para sua qualidade de vida”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Para o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vitola, o programa é inovador. “Curitiba tem sido um modelo para outras cidades do mundo em várias ações importantes e inovadoras para melhorar a vida de sua população. Na área da saúde não é diferente”, disse ele.

Portal

Para o eixo da promoção à saúde, uma das ações foi a criação do portal do Escute o Seu Coração. Neste site, é possível testar os seus hábitos, identificar o que precisa ou não ser mudado e se informar sobre um estilo de vida mais saudável.

O site traz dicas simples, que podem ser incorporadas ao dia a dia. Além disto, pelo portal é possível ter acesso a informações de serviços disponibilizados pela Prefeitura relativos à alimentação, ao esporte e ao lazer.

Comitê de Promoção à Saúde

Durante o evento foi assinado também um decreto que institui o Comitê Intersetorial de Promoção à Saúde, com a participação de várias secretarias para estimular a população a adotar hábitos de vidas mais saudáveis.

Além disso, foram entregues 30 balanças de bioimpedância para os distritos sanitários usarem nas unidades de saúde. O aparelho estima a composição corporal (músculos, água, massa óssea e gordura) e calcula a idade corporal (envelhecimento) em comparação com a idade real. 

Participaram do lançamento do programa o secretário municipal do Esporte,Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o representante do Conselho Municipal da Saúde, Antônio Brasil; o diretor de Urgência e Emergência, Pedro Henrique Almeida; a coordenadora de Promoção à Saúde, Cláudia Schneck de Jesus; a vereadora Maria Leticia Fagundes; e o educador físico Gustavo Galvão. 

Outros números

Em Curitiba, uma a cada quatro pessoas que morrem entre 30 a 69 anos (considerado mortalidade prematura) são vitimadas por doenças do coração e derrames cerebrais. Destes casos, 70% foram causadas por infarto agudo do miocárdio, conhecido como “ataque cardíaco”, e pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou “derrame cerebral”.

As doenças do coração e os derrames cerebrais são, ainda, a principal causa de morte de homens entre os 30 e 69 anos em Curitiba. Por dia, três curitibanos nesta faixa etária morrem prematuramente por estes motivos. Desses, dois são homens.

10 Mandamentos do Coração Saudável

Evite o cigarro
Controle seu peso
Faça atividade física regularmente
Cuide da pressão arterial
Escolha bem seus alimentos
Controle seu colesterol
Reduza o stress do dia a dia
Saiba se é diabético
Mantenha rotinas de lazer
Consulte seu médico periodicamente

Nenhum comentário: