ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ COMEMORA O DIA DO LÍDER COMUNITÁRIO E OS 32 ANOS DA FEMOCLAM

Sessão solene em comemoração ao Dia Estadual do Lider Comunitário e aos 32 anos da FEMOCLAM.



A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu ao final da tarde desta sexta-feira (4) uma sessão solene especial alusiva ao “Dia do Líder Comunitário”, comemorado anualmente em 5 de maio, e também em comemoração aos 32 anos da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana – FEMOCLAM. O evento atendeu a proposição da deputada Maria Victoria (PP), autora da Lei estadual nº 18.869/2016, que instituiu a data comemorativa no Paraná.

De acordo com a deputada, a solenidade assinalava oportuno momento para reconhecer o trabalho daqueles que se preocupam de fato em encontrar soluções e em melhorar a qualidade de vida da população: “É um momento especial de reconhecer a atuação daqueles que lutam por melhorias na comunidade e trabalham por soluções para a sociedade. Por isso, o trabalho do líder comunitário é essencial no fortalecimento do elo entre o poder público e a população”, frisou.

Diversas e destacadas autoridades prestigiaram a sessão, que teve em sua Mesa de Honra, além de Maria Victoria, que dirigiu os trabalhos, a secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana, Nilson Elísio Pereira; o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi (DEM); e os vereadores de Curitiba Paulo Rink e Maria Manfron.

FEMOCLAM

 Inúmeras organizações da sociedade civil decidiram unir forças e fundaram no dia 1º de março de 1986 a “Liderança das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana”, que teve Luiz Francisco da Silva como primeiro presidente. O nome da entidade foi modificado no mesmo ano, com a Liderança passando a ser chamada de MOCLAM – Movimento Curitibano das Lideranças de Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Em 1989, depois de experimentar expressivo crescimento, a MOCLAM transformou-se na FEMOCLAM – Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana.

Com milhares de entidades afiliadas, é objetivo central da FEMOCLAM promover a orientação e organização de associações de moradores, clubes de mães e grupos similares, representativos das diferentes comunidades. Além de promover e contribuir para a formação e o desenvolvimento da vida comunitária dos moradores, ela luta por políticas habitacionais consistentes, por políticas salariais mais justas, por qualidade de vida e justiça social.

Ao lado da FECAMPAR 

 Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná, fundada em agosto de 2003, a FEMOCLAM representa as entidades junto aos poderes públicos, lutando por melhores condições sociais, econômicas e assistenciais, sempre buscando promover o desenvolvimento humano, cultural, social, econômico e o bem-estar das comunidades. Sua rotina consiste em levar ao conhecimento dos poderes públicos os problemas enfrentados pelas comunidades, pleiteando as respectivas e mais adequadas soluções.

Foto: Sandro Nascimento/Alep

Por Sandra C. Pacheco e Luiz Alberto Pena

Postar um comentário

0 Comentários