PREFEITURA LEILOA R$ 10 MILHÕES EM CERTIFICADOS DE POTENCIAL DA LINHA VERDE

Linha Verde: obras ao longo de 3,4 quilômetros de extensão no trecho norte (foto: Daniel Castellano / SMCS)


A Prefeitura de Curitiba levará a leilão no dia 20 de setembro, pela B3 S.A. (Brasil Bolsa e Balcão) - antiga BM&F Bovespa -, 30 mil Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepac), como parte da Operação Urbana Consorciada Linha Verde (OUC-LV). O teto de arrecadação deste leilão é de R$ 10 milhões (considerando o valor de R$ 336,00 por Cepac). Os recursos captados com a venda serão aplicados em obras da Linha Verde.

O leilão será feito pelo sistema eletrônico de negociação no mercado de balcão, sob a coordenação do BB – Banco de Investimento S.A., em operação autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Este será o segundo leilão da segunda distribuição pública de Certificados de Potencial Adicional de Construção da Linha Verde autorizada pela CVM. Desde o início da Operação Urbana Consorciada Linha Verde (OUC-LV), há cinco anos, foram realizados três leilões (2012, 2014, 2016) com arrecadação de R$ 37 milhões, com a venda de 168,2 mil Cepac.

A participação no leilão é aberta. Os interessados podem procurar o BB – Banco de Investimento S.A., instituição financeira que coordena a operação, ou as corretoras credenciadas. Com a aquisição do valor mobiliário, o investidor adquire o direito à Área Adicional de Construção (ACA) nos empreendimentos dentro da área de abrangência da OUC Linha Verde. Mais informações no www.curitiba.pr.gov.br/operacaourbana

Potencial adicional - Ao longo do eixo da Linha Verde, a Operação Urbana foi dividida em três setores (Norte, Central e Sul) com um potencial adicional de construção equivalente a 4,47 milhões de metros quadrados, compreendendo áreas para usos habitacionais, comércio e serviços.

A divisão da chamada Área Adicional de Construção (ACA) tem no setor Norte 1,28 milhão de metros quadrados disponíveis, dos quais 75% (960 mil m²) para empreendimentos residenciais e 25% (320 mil m²) para não residenciais (comércio e serviços).

No setor Central são 1,27 milhão de m², sendo 60% (765 mil m²) para residências e 40% (510 mil m²) para edificações não residenciais.

No setor Sul são 1,92 milhão de m² de Área Adicional de Construção, sendo 80% (1.535 mil metros quadrados) para habitações e 20% (385 mil m²) para empreendimentos comerciais.

Os três setores somam 4.475.000 metros quadrados de área adicional, sendo 73% (3,26 mil metros quadrados) para habitações e 27% (1,21 mil m²) para o comércio e serviços.

Obras - Neste momento, a Linha Verde está em obras no lote 3.1, ao longo de 3,4 quilômetros de extensão no trecho norte, desde o viaduto da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, até o Conjunto Solar, no Bacacheri.

Está sendo feita nova pavimentação e a retirada do canteiro central para a construção de uma canaleta para o transporte coletivo, por onde passará o Ligeirão. O investimento total nas obras nesta etapa é de R$ 51,2 milhões, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Outros R$ 27 milhões, com recursos da AFD e da venda de Cepac, estão sendo aplicados na construção da trincheira que vai integrar os bairros Bacacheri e Bairro Alto por baixo da rodovia ligando as ruas Amazonas de Souza Azevedo e Fulvio Alice.

A Operação Urbana Consorciada da Linha Verde foi criada pela Lei 13.909 de 19 de dezembro de 2011, que estabelece as diretrizes urbanísticas ao longo de 22 quilômetros do trecho urbano da BR 476, na ligação desde do Atuba, ao Norte, à região do Pinheirinho, no sul da cidade.

Linha Verde Norte - O trecho Norte da Linha Verde vai desde a região do Jardim Botânico ao Atuba, na divisa com Colombo, somando 10 km de extensão. Este trecho foi dividido nos seguintes lotes de obras: Lote 1, já finalizado, de 2,3 km de extensão, entre os bairros Jardim Botânico e Tarumã; Lote 2, obra do Viaduto da Victor Ferreira do Amaral (não iniciada); Lotes 3.1 e 3.2, que estão em obras desde a Victor Ferreira do Amaral à Rua Fagundes Varela (Conjunto Solar) e a trincheira sob a rodovia; e o Lote 4, da Fagundes Varela ao Atuba, que está em fase de aprovação de financiamento.

A Linha Verde Norte passa pelo Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim Social, Bairro Alto, Bacacheri, Tingui e Atuba. Ao final das obras serão nove estações de transporte: Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, Avenida das Torres, Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica, formando um corredor metropolitano integrando a cidade de norte a sul.

Eixo Sul - O eixo Sul foi o primeiro a ser concluído, em 2009, ligando a região do Pinheirinho ao Jardim Botânico, num trecho de 9,4 km, passando pelos bairros Pinheirinho, Xaxim, Capão Raso, Fanny, Parolin, Novo Mundo, Hauer, Guabirotuba, Prado Velho e Jardim Botânico.

São seis as estações de transporte coletivo do trecho sul da Linha Verde em operação: Vila São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal Floriano, Avenida das Torres.

BEM PARANÁ

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