MILHÕES DE ADULTOS DOS EUA ACREDITAM QUE ACHOCOLATDO VEM DE ' VACA MARROM'

16,4 milhões de norte-americanos acham que leite com chocolate vem de vaca marrom, indica estudo. Resultados apontam ainda que pessoas desconhecem origem de hambúrgueres, picles e batatas fritas

Montagem: Pragmatismo Político

Uma pesquisa divulgada pelo Innovation Center of U.S. Dairy apontou que 7% dos adultos norte-americanos acreditam que o leite com chocolate é derivado de vacas marrons. Isso é equivalente a 16,4 milhões de pessoas que acreditam que a cor do animal estaria relacionada com a do leite. A quantidade é equivalente à população de todo o Estado da Pensilvânia.

De acordo com uma reportagem publicada nesta sexta (16/06) pelo jornal Washington Post, um estudo realizado pela Universidade de Columbia, no início dos anos 1990, já havia um panorama ainda maior sobre o desconhecimento da população norte-americana sobre agricultura e produção de alimentos. O estudo destacou que uma em cada cinco pessoas não sabia que hambúrgueres são feitos com carne, nem sabiam qual era o tamanho das fazendas dos EUA ou quais são os alimentos que os animais consomem.

Para Cecily Upton, co-fundadora da ONG Food Corps, que trabalha para introduzir conhecimentos ligados à agricultura e nutrição no ensino básico, os estudos revelam um problema maior: “Neste momento, nós somos condicionados a pensar que, se você precisa de comida,você vai até a loja. Nada em nosso quadro educacional ensina as crianças de onde vem o alimento antes desse ponto “. Segundo Upton, lições básicas poderiam contribuir para problemas de saúde como obesidade e doenças cardíacas. “Nós ainda encontramos crianças que ficam surpresas em saber que batatas fritas vêm de uma batata”, afirmou a pesquisadora ao Post.

Outro levantamento – este realizado pela Universidade da Califórnia – entrevistou estudantes do ensino fundamental e obteve conclusões que comprovam o pensamento de Upton. De acordo com o estudo, mais da metade dos alunos entrevistados não sabiam que o picles em conserva é, na verdade, pepino, nem que cebola e alface eram vegetais. Além disso, quatro em cada 10 estudantes disseram não saber que hambúrgueres eram feitos de carne e que três em cada dez não sabiam que o queijo é derivado do leite.

Para a historiadora Ann Vileisis, essa falta de conhecimento pode ser explicada pela formação da sociedade norte-americana. Em seu livro Kitchen Literacy, Vileisis afirma que, em meados dos anos 1800, a maioria da população estava migrando para as cidades e se afastando das zonas rurais e agrícolas. Esse processo se intensificou com a chegada de novas tecnologias de transporte e manufatura de alimentos, que permitiram que a comida chagasse mais rápido às cidades e pudesse ser consumida de diferentes formas.

Para a historiadora, “a indiferença sobre as origens e sobre a produção de alimentos tornou-se uma norma da cultura urbana, formando a base de uma sensibilidade alimentar moderna que se espalharia por toda a América nas décadas que se seguiram”.

Opera Mundi

Postar um comentário

0 Comentários