terça-feira, 7 de março de 2017

LE MONDE DIZ QUE O BRASIL É O '' REINO DA IMPUNIDADE''

Jornal francês destaca que, no Brasil atual, impera um "reinado da impunidade". Periódico destaca que Michel Temer é um dos grandes beneficiados dos processos da justiça brasileira que "acabam em pizza"


A edição da última terça-feira (28) do jornal francês Le Monde chamou a atenção para o cenário político brasileiro com o título “Brasil, o reinado da impunidade“. Segundo a matéria da repórter Claire Gatinois, o presidente Michel Temer, ao ver a operação Lava Jato mais próxima, “parece estar tentado se proteger de uma possível acusação“.

O texto também diz que a tática não está passando despercebida e, por mais que Temer tente dizer que o governo não vai proteger ninguém, as ações dele vão no sentido contrário. “Muitíssimo impopular, Temer não para de dar sinais ambíguos“, analisa a repórter.

Ao falar sobre o tamanho da impunidade que “reina no Brasil“, Claire explica aos leitores franceses a existência da famosa expressão de que os processos na Justiça ‘terminam em pizza’. “Se formos ouvir os mais cínicos, tudo leva a crer que Temer já estaria esquentando a sua pizza quatro queijos“, afirma a repórter.

Uma das ações de Temer contestadas pelo jornal é a escolha de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Claire explica que o ex-ministro da Justiça é conhecido por sua simpatia pelo presidente, o que “suscita questões sobre sua nomeação“, pois será o revisor do processo da Lava Jato.

Além disso, o Le Monde lembra que Moraes defendia a tortura e apoiou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o que “não melhora sua imagem“.

A correspondente comenta país se questiona sobre o peso de foro privilegiado. “Um privilégio que se transformou em uma ferramenta muito cômoda para desacelerar ou até mesmo enterrar algumas investigações“, escreve.

Nenhum comentário: