BATALHÃO DE TRÂNSITO DA PM COMEMORA 65 ANOS E DIVULGA BALANÇO DE ACIDENTES EM 2016

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) comemora 65 anos nesta sexta-feira (10). Além da solenidade em celebração à data, na sede da unidade, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, foram divulgados os números de acidentes de trânsito de 2016. 


“São 65 anos de história e o batalhão se destaca na complexidade da vida moderna pela atuação preventiva e educacional de um segmento que tem ceifado vidas. Temos muito a comemorar pela atuação eficiente do BPTran na Capital”, disse o comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato. 

O comandante do BPTran, tenente-coronel Valterley Mattos de Souza, destacou os avanços em 2016, principalmente na redução dos índices de acidentes de trânsito com vítimas. No ano passado, os policiais militares atenderam 5.414 acidentes de trânsito em Curitiba, dos quais 3.828 com vítimas e 1.586 sem vítimas. Em 2015, houve 5.973 acidentes, 4.258 com vítimas e 1.715 sem vítimas. 

“São índices que a PM comemora, pois são os menores números de acidentes dos últimos 30 anos. Além da conscientização do motorista e das campanhas educativas do BPTran, salientam-se as melhorias na segurança, como a obrigatoriedade de airbag nos veículos e a ampliação do uso de freio ABS, além do aumento de ações de fiscalizações e orientação do Batalhão”, disse o comandante da unidade. 

Também foram destacadas as campanhas educativas sobre o trânsito, realizadas em parcerias com o Departamento de Trânsito (Detran), Instituto Paz no Trânsito (IPTran) e outras entidades, com o objetivo de conscientizar a sociedade e levar educação, mais respeito e cidadania às vias urbanas. “Fazemos palestras, treinamentos e adotamos outras medidas para reduzir o número de acidentes. O BPTran atua na atividade de trânsito de forma específica e também no policiamento geral. Fazemos a prevenção e a repressão aos crimes e delitos de trânsito”, explicou o tenente-coronel Valterlei. 

RECONHECIMENTO 

 Durante a cerimônia, foram homenageados colaboradores civis que desenvolvem atividades em conjunto com a unidade para promover um trânsito mais seguro e responsável. Eles receberam o certificado Cidadão do Trânsito de Curitiba. 


Foram contemplados o inspetor subchefe da Delegacia Metropolitana da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Lúcio Flávio Marins de Araújo; o gerente operacional da Auto Viação São José, João Maria Jorge; o corretor da Coopbroker, Glaudemir Carvalho; o presidente da Centec, Pedro Daniel Amaral Arruda; o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger; o membro do Rotary Club Marcos Toledo; a coordenadora da Educação para o Trânsito do Detran, Juçara Kuster Ribeiro; o psicólogo da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Fabiano Xisto Correia; a presidente do Moto Clube Ceifeiros da Meia Noite, Erocilma de Arapujo Bonilha, e o presidente do IPTran, Peter Otávio da Costa. 

Também houve a homenagem aos militares estaduais que atuam ou já atuaram pelo BPTran, com a entrega da Medalha de Mérito do Trânsito Urbano. 

Foram condecorados a chefe do Estado-Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias; o capitão da reserva remunerada Paulo Jovelino Quinelato Júnior; os oficiais do BPTran capitão Adilson Martendal de Oliveira Santos, capitão Marcio Rodrigues; tenente Ângelo Gabriel da Silva Júnior e o tenente Guilherme Henrique Budal Arins. Também recebeu a medalha o tenente-coronel da reserva remunerada Antônio Júlio Leonel Dal'Lin

Fotos: Soldado Feliphe Aires

Postar um comentário

0 Comentários