ATIVIDADES NOS MUNICÍPIOS CELEBRAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08), é celebrado com ações ao longo do mês de março em diversos municípios do Paraná. As programações especiais são organizadas pelas prefeituras, com apoio estratégico dos escritórios regionais da Secretaria de Estado da Família, parceiros, organizações não governamentais e comunidade.

Foto: Divulgação/SEDS

Para dar apoio às atividades, as duas unidades móveis de atendimento à mulher em situação de violência também percorrem o Estado. Entre as cidades visitadas estão Maringá, Guarapuava, Mandirituba, Irati, Paranacity, Paranaguá e Ubiratã.

Paralelamente aos atendimentos itinerantes acontecem palestras sobre saúde, nutrição, sexualidade, combate à violência, mercado de trabalho, geração de renda, empreendedorismo, previdência social e direitos da mulher. Também estão previstas atividades de lazer e culturais, esportivas, além da prestação de serviços de beleza, orientação jurídica e confraternizações.

A coordenadora da Política da Mulher da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Terezinha Beraldo Ramos, explica que essas mobilizações nas cidades são importantes porque tiram da invisibilidade temas diários na vida das mulheres, como a violência, a desigualdade salarial, assédio moral e sexual no trabalho, e também relembram seu direito à saúde, ao lazer e à melhor qualidade de vida.

“É um movimento que agrega todos os segmentos organizados de mulheres e poder público. A luta por direitos é feita todos os dias, mas o dia 8 de março nos oportuniza relembrar o passado histórico, comemorar conquistas, discutir o presente e pensarmos como atuar e executar ações no futuro”, afirma a coordenadora.

VALE DO IVAÍ 

 O tema saúde da mulher estará em foco nas ações em São Pedro do Ivaí durante todo o mês. Haverá coleta de exames preventivos, solicitação de mamografias e testes rápidos. Nesta quarta-feira (8), as mulheres que forem fazer seus exames na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família - Clínica da Mulher participarão de um café da manhã especial. 

SUDOESTE 

 A Prefeitura de Sulina, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, promoverá um encontro com todas as mulheres da cidade. Um café da manhã abre a programação, seguido da palestra Previdência Social e Desenvolvimento da Propriedade Rural. 

Em Honório Serpa, o evento será realizado pela prefeitura, em parceria com o Núcleo da Mulher Empreendedora, associações comerciais e empresariais, cooperativas, sindicatos e instituições financeiras. Além de conhecer os serviços ofertados pelas instituições, as mulheres assistirão às palestras Previdência na agricultura, O papel da mulher na sociedade e Autoestima e emagrecimento. 

CAMPOS GERAIS 

 Nesta segunda-feira (06), o atendimento no ônibus itinerante que orienta mulheres em situação de violência abriu a programação em Guarapuava. Na quarta-feira (08), todas as mulheres serão convidadas a parar seu trabalho por pelo menos uma hora, em uma mobilização pelo fim da violência, da discriminação e pelos direitos das mulheres.

A programação segue no dia 13, com o curso de automaquiagem e o lançamento do Projeto Ela Empreendedora, e encerra no dia 26, com a 5ª Corrida das Mulheres e a 1ª Corrida das Meninas. 

Uma noite cultural é o destaque em Pinhão, na sexta-feira (10), quando cerca de 300 mulheres participarão do evento Por Elas, que terá apresentações de músicas, teatro, danças e palestra. A comemoração segue até abril, mês em que o Encontro das Mulheres Agricultoras, promovido pela Emater, receberá aproximadamente 800 participantes. 

NOROESTE 

 Uma caminhada pelo fim da violência iniciou a programação em Maringá, no sábado (04). O município também promove a exposição fotográfica Mulheres Ímpares. Ao longo da semana, haverá aulas de ginástica, apresentações musicais, atendimentos de saúde, beleza e alimentação saudável e, ainda, palestras sobre sexualidade na terceira idade e imagem pessoal. 

REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA 

 Ações voltadas à cidadania marcam a data na cidade de Almirante Tamandaré. Na quarta-feira (08), a Agência do Trabalhador do município estará aberta para atendimento exclusivo as mulheres. Serão distribuídas senhas para emissão da 2ª via gratuita do documento de identidade (RG), com oferta de orientação jurídica, atividades de esporte, cultura e serviços de beleza. 

NORTE 

Em Cambé serão reforçadas as ações preventivas na área de saúde, com intensificação do exame citopatológico na Unidade de Saúde e palestras sobre o exercício físico e a autoestima e, também, a importância do cuidado pessoal. 

Em Itambaracá, crianças e adolescentes atendidas pelos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) vão participar de atividades educativas sobre violência contra a mulher, com pinturas, confecção de cartazes e poesias. 

As mulheres de Sertaneja serão atendidas com serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicose e orientações sobre câncer de mama. Em Londrina, a programação contará com uma palestra sobre a preparação da mulher para o mercado de trabalho. 

NORTE PIONEIRO 

 Nutrição e bem-estar serão temas da comemoração em Santo Antônio da Platina. Além da palestra sobre reeducação alimentar, na Casa da Cultura, as mulheres poderão participar de uma aula especial de zumba. 

Em Cambará e Jundiaí do Sul, a programação será direcionada às mulheres e idosas atendidas por programas sociais, com palestras sobre beleza e autoestima. 

OESTE 

 No município do Céu Azul, haverá um café da manhã com as mulheres que trabalham como garis no município, representando o esforço e o trabalho feminino. Em Três Barras do Paraná, o I Encontro da Mulher Tribarrense reunirá as mulheres da comunidade com uma programação que inclui confraternização, palestras e recreação.

Postar um comentário

0 Comentários