ADMINISTRAÇÃO EVITA SUSPENSÃO DE REPASSES E FORTALECE LIMPEZA DA CIDADE




Na segunda semana de fevereiro, o prefeito Rafael Greca conseguiu evitar a suspensão de repasses de recursos federais ou entidades financiadoras por causa do cancelamento do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) da Prefeitura. O cancelamento ocorreu por falta de repasse de encargos patronais ocorrida na gestão anterior.

O prefeito também compareceu à Semana de Estudos Pedagógicos, o mais importante evento da educação municipal. A semana também teve limpeza na Praça Rui Barbosa.



Segunda-feira (06/02)

Reforço para manutenção das ruas

O trabalho de manutenção das ruas da cidade ganhou reforço de novas 46 equipes. A Prefeitura de Curitiba passa a contar com 142 equipes ao todo para serviços de tapa-buracos, limpeza de caixas de captação da água da chuva e roçada. O prefeito Rafael Greca determinou que se retome o mais rapidamente possível o nível adequado de manutenção.



Terça-feira (07/02)

Semana de Estudos Pedagógicos

O prefeito Rafael Greca participou das atividades da Semana de Estudos Pedagógicos, o mais importante evento dos professores da rede municipal de ensino. A Semana de Estudos Pedagógicos dá aos professores a possibilidade de debater temas importantes para a Educação, como Desenvolvimento Profissional, Sustentabilidade e Equidade.



Estação de transporte no Hospital Erasto Gaertner

O Hospital Erasto Gaertner vai ganhar uma estação de ônibus. A medida foi proposta pelo prefeito Rafael Greca, em reunião com a diretoria do hospital, no Ippuc. Greca determinou que seja elaborado um projeto para a implantação de uma estação de ônibus no pátio do hospital, para atender aos pacientes e familiares.

Na reunião, os diretores do Erasto Gaertner apresentaram uma série de demandas. Entre elas, o encaminhamento do pedido de andamento do Plano Diretor da instituição e ao estudo de viabilização do Centro de Acolhida Dona Lourdes Canet como núcleo de atenção a pacientes em situação terminal.



Patrulha do Transporte Coletivo começa a atuar

Dez viaturas e 20 guardas municipais vão monitorar as principais e mais movimentadas linhas de ônibus do transporte coletivo, os terminais e as estações-tubos. Projeto da Prefeitura de Curitiba, a Patrulha do Transporte Coletivo tem como objetivo trazer segurança aos passageiros de ônibus na ida e volta do trabalho e da escola.



Prefeitura evita suspensão de repasses

O prefeito Rafael Greca agiu rapidamente para evitar a suspensão de repasses de recursos federais ou de entidades financiadoras por causa do cancelamento do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) da Prefeitura feito pelo Ministério da Previdência Social.

O cancelamento ocorreu por falta de repasse de R$ 92 milhões de encargos patronais referentes ao salário e 13º dos servidores em dezembro do ano passado, na gestão anterior.

O prefeito entrou em contato com o Ministério e apresentou uma proposta de parcelamento do débito, ação que está sendo analisada pelo ministério.



Quarta-feira (08/02)

Greca pede, bancos facilitam pagamentos de tributos

O prefeito Rafael Greca chamou representantes dos bancos e obteve deles o compromisso de melhorias nas condições de pagamento dos tributos municipais, especialmente o IPTU. Alguns bancos tinham restrições para receber o pagamento de impostos e exigiam a quitação no caixa automático. Também havia casos de não aceitação de pagamento de clientes de outros bancos, mesmo quando feito em dinheiro.

Os bancos se comprometeram a dispensar as restrições e abrir o atendimento no caixa.



Obras de mobilidade e drenagem

O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, estiveram no Ministério das Cidades, em Brasília, para dar continuidade aos projetos das obras e assegurar os investimentos ao município.

A negociação só foi possível porque o prefeito Rafael Greca conseguiu, no final do ano passado, prorrogar junto ao governo federal os prazos para a apresentação dos projetos. Os recursos virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vão ser aplicados na revitalização da Bacia do Rio Belém, Linha Verde Norte e na requalificação da linha de ônibus Ligeirinho Inter 2.

Mais vidas serão salvas

Curitiba será atendida por helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) do Governo do Estado. Com os helicópteros, a remoção de pacientes para os hospitais conveniados será mais rápida. Também será possível atender vítimas de desastres naturais e dar suporte ao policiamento.



Quinta-feira (09/02)

Prefeitura limpa a Praça Rui Barbosa

Os funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram a lavagem da Praça Rui Barbosa, onde está localizada a Rua da Cidadania Matriz e um dos maiores e mais utilizados terminais de ônibus de Curitiba.

Os trabalhos fazem parte da determinação do prefeito Rafael Greca de retomar os serviços de limpeza das ruas da cidade. Além da limpeza, a Secretaria do Meio Ambiente retomou a coleta vegetal e roçada das praças da cidade, priorizando bairros com focos do mosquito Aedes aegypti.


Curitiba será integrada à Redesim no primeiro semestre

Em reunião com o prefeito, o gerente nacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), da Receita Federal, Carlos Nacif, garantiu que os trâmites para integrar Curitiba à rede serão concluídos ainda no primeiro semestre deste ano. O sistema integrado permite a abertura, o fechamento, a alteração e legalização de empresas com mais rapidez



Sexta-feira (10/02)

Cine Passeio vai transformar a região da Rua Riachuelo

A Prefeitura está construindo o Cine Passeio, um complexo cultural que será um polo de desenvolvimento da arte cinematográfica e da produção audiovisual em Curitiba. Ele ficará na esquina das ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Riachuelo, onde funcionava o antigo quartel do Exército, prédio de 1930. A obra faz parte do antigo projeto da Prefeitura de revitalização da área central, desde o Paço da Liberdade até as ruas São Francisco e Riachuelo.

O investimento na obra é de R$ 5,8 milhões, recursos próprios do município vindos de transferência de potencial construtivo. O complexo será administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). As obras são coordenadas e fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura e estão com cerca de 30% de execução. O antigo prédio está sendo todo revitalizado e transformado. Apenas as paredes externas e as estruturais serão mantidas.



Transporte com inovação tecnológica

No Ippuc, o prefeito Rafael Greca analisou o projeto City Vehicle Interconnected (Civi), um dos que integram o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Eletromobilidade, voltado à implantação de um modal de transporte público com acionamento elétrico.

São dois os projetos que constam no PMI e ambos serão avaliados pelo prefeito e equipe. A ideia é que o modelo de transporte atenda a integração metropolitana, inclusive com a possibilidade de circular em um novo corredor no traçado das conectoras, conforme o Plano Diretor de Curitiba.

Postar um comentário

0 Comentários