NOVO TESTE REVELA QUE 8 MARCAS DE AZEITE ENGANAM O CONSUMMIDOR

De 20 marcas de azeite extravirgem avaliadas pela PROTESTE, 8 foram reprovadas por fraude contra o consumidor ou classificação indevida. Algumas sequer podem ser consideradas azeite



No último teste da PROTESTE realizado em 2016 sobre a qualidade das marcas de azeite extravirgem no Brasil, 8 de 20 rótulos avaliados foram reprovados por fraude contra o consumidor ou classificação diferente da indicada.

A Proteste pediu a retirada dos produtos do mercado.

Em quatro marcas analisadas – Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia (reincidentes) e Pramesa – a análise em laboratório comprovou adulteração do produto, com adição de outros óleos vegetais, o que não é permitido por lei.

Isso significa que esses azeites não tinham apenas a gordura proveniente da azeitona – o que os classifica como extravirgens – e coloca em risco uma das propriedades primordiais do azeite: favorecer a saúde.

Nas outras quatro marcas – Qualitá, Beirão, Carrefour Discount e Filippo Berio – embora tragam a palavra extravirgem na embalagem, a análise sensorial apontou que eles eram apenas virgens. Isso significa que, na hora da compra, você paga mais caro por um extravirgem, mas leva um produto diferente para casa.

Apesar desses problemas, cinco marcas que haviam sido avaliadas como virgens no teste de 2013, agora apresentam um azeite de fato extravirgem: La Española, Carbonell, Serrata, Gallo e Borges.

O produto mais bem avaliado no novo teste, segundo a Proteste, foi o Cocinero, indicado como autêntico azeite extravirgem, que apresentou excelente qualidade, apesar de sua embalagem de plástico (garrafas de vidro escuro tendem a conservar melhor o alimento).

Além disso, obteve o melhor custo-benefício entre os produtos analisados. Entretanto, o produto ainda precisa de adequações no rótulo, uma vez que não informa a data de envase.

Todas as marcas testadas foram: Andorinha; Beirão; Borges; Carbonell; Cardeal; Carrefour; Cocinero; Figueira da Foz; Fillippo Berio; Gallo; La Espanhola; La Violetera; O-Live; Pramesa; Qualitá; Renata; Serrata; Tradição e Taeq.

com informações de PROTESTE

Postar um comentário

0 Comentários