SERGIO MORO GRITA COM ADVOGADO DE LULA EM NOVA DISCUSSÃO

Em nova discussão, Sergio Moro se exalta com advogado de Lula e grita durante audiência (vídeo). Não é a primeira vez que o juiz da Lava Jato e defensores do ex-presidente entram em confronto. Lula divulga nota para comentar o incidente

Sergio Moro voltou a discutir com o professor da UFPR Juarez Cirino, um dos maiores nomes do Direito Penal no Brasil


Em audiência de testemunhas da Lava Jato nesta segunda-feira, o juiz Sergio Moro e a defesa de Lula voltaram a entrar em conflito.

Aos berros, no momento mais crítico da discussão, o juiz da Lava Jato demonstrou descontrole diante do advogado Juarez Cirino dos Santos, um dos defensores de Lula.

O bate-boca começou quando o procurador do Ministério Público Federal perguntou a Mariuza se a esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, foi tratada pela OAS como “uma adquirinte, alguém que visitava para ver se tinha interesse no imóvel ou destinatária” do triplex. Nesse minuto, Juarez protestou porque, em tese, a engenheira responsável por fazer vistorias em imóveis já vendidos não teria condições de responder essa questão, e poderia recorrer a achismos.

Após o procurador repetir a pergunta, Juarez Cirino do Santos voltou a protestar contra a pergunta e Moro afirmou que o advogado estava sendo inconveniente.

“Dr. o senhor está sendo inconveniente”, disse Moro.

“A defesa não é inconveniente enquanto estamos no exercício da ampla defesa”, insistiu o advogado.

“Já foi indeferida a sua questão”, afirmou o juiz.

“Vossa Excelência não pode cassar a palavra da defesa, estamos colocando uma questão muito importante, relevante. O ilustre procurador da República está pedindo a opinião da testemunha.”

Moro disse que ‘pode cassar’ a palavra da defesa ‘quando inconveniente’ e reiterou que estava ‘indeferida’ a questão. Ele ordenou. “Já está registrado e o sr. respeite o juízo!”

“Eu não respeito o juízo enquanto Vossa Excelência não me respeite como defensor do acusado”, devolveu o advogado. “Se Vossa Excelência atua aqui como acusador principal perde todo o respeito.”
VÍDEO:

Juarez Cirino dos Santos

Advogado de Lula, Juarez Cirino dos Santos é professor titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná e destaca-se como pioneiro e maior nome da Criminologia Radical no Brasil. Seu livro “Curso de Direito Penal” é aclamado pela academia como uma das grandes obras já produzidas pela intelectualidade brasileira.

Recentemente, em uma audiência da Lava Jato, Cirino deu um ‘puxão de orelha’ em Sergio Moro e o vídeo sobre o incidente viralizou. No episódio, Cirino foi aclamado pelo meio jurídico quase por unanimidade.


Defesa de Lula divulga nota

Em nota, após a audiência desta segunda-feira, 12, o advogado Cristiano Zanin Martins, que também integra a defesa do ex-presidente Lula, informou:

“O relato das 4 testemunhas ouvidas hoje (12/12) – e que se somam às 19 das audiências anteriores – pelo juiz Sergio Moro na audiência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba enterrou de vez a denúncia, amplamente alardeada pelos acusadores, de que o triplex do Guarujá seria de propriedade do ex- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À exemplo das demais testemunhas, Igor Ramos Pontes, engenheiro da OAS Empreendimentos resumiu, em seu depoimento, questões-chave há muito ressalvadas pela defesa de Lula:

1. O apartamento é de propriedade da OAS;

2. O ex-Presidente, sua esposa e seus familiares jamais usufruíram do apartamento e nunca tiveram em suas mãos a chave do imóvel – ponto também ressaltado pela engenheira Mariuza Aparecida Marques, encarregada da OAS pela supervisão da unidade;

3. Nenhuma das contratações alegadas de melhorias no imóvel foi ordenada por Lula ou seus familiares;

4. Igor e Mariuza atestaram que Lula e sua esposa jamais assinaram o boletim de vistoria de unidade (BVU), documento imprescindível – de acordo com o procedimento da OAS – para a entrega de um imóvel ao seu adquirente;

5. Mariuza diz que esteve muito mais do que 120 vezes no condomínio Solaris – entre 2014 e a presente data – e nunca viu Lula no imóvel, a não ser a única vez em que esteve na condição de potencial comprador;

6. Igor diz que recebeu a informação da OAS de que houve a desistência da compra da unidade 164-A por parte de Lula e seus familiares.

Os depoentes foram unânimes em declarar que Lula foi tratado como potencial cliente e não proprietário na única visita que fez ao imóvel. D. Marisa Leticia e o filho Fábio, retornaram mais uma vez ao local, ocasião em que ficou claro que foram conhecer as reformas executadas na unidade por decisão da OAS para ver se despertavam o interesse de compra, não tendo nem nesse momento manifestando qualquer interesse pela aquisição do apartamento.

Postar um comentário

0 Comentários