URNA DO SANTA CÂNDIDA , EM CURITIBA, FOI SORTEADA PARA VOTAÇÃO PARALELA

                                              (foto: Reprodução/TRE-PR)

Uma urna do Colégio Santa Cândida, em Curitiba, foi uma das sorteadas pela Justiça Eleitoral para participar da auditoria e votação paralela. Além dela, outras três foram sorteadas — em Ponta Grossa, Cascavel e Maringá. 

O sorteio aconteceu no sábado (1), no auditório do TRE-PR. Os Cartórios Eleitorais providenciarão a substituição por urnas de contingência para possibilitar que os eleitores dessas quatro seções possam votar normalmente.

O processo de auditoria das urnas eletrônicas, que acontece desde 2002, é organizado por uma comissão e conta com a participação de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral e entidades representativas da sociedade. 

A Comissão distribuiu cédulas de votação e listas de candidatos aos representantes para que, no dia e horário do pleito oficial, seja realizada uma votação simulada. As telas das quatro urnas foram filmadas permanentemente e todo o trabalho será auditado. 

A auditora através de Votação Paralela é regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral e acontece em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país. As quatro urnas serão trazidas para o Espaço Cultural do TRE, localizado no edifício-sede, ao lado da Biblioteca, onde ocorrerá a Votação Paralela este ano.

Postar um comentário

0 Comentários