IBOPE E DATAFOLHA DIVULGAM ÚLTIMAS PESQUISAS ANTES DA ELEIÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Ibope e Datafolha acabam de divulgar suas últimas pesquisas para a prefeitura do Rio de Janeiro antes da eleição de amanhã. Os dois levantamentos revelam uma tendência de alta de Marcelo Freixo (PSOL), mas ainda insuficiente para vencer a disputa
Ibope e Datafolha dizem que Crivella vencerá eleição de amanhã, mas apontam tendência de alta de Freixo


Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram na noite de hoje (29) as suas últimas pesquisas para a prefeitura do Rio de Janeiro.

Os dois levantamentos apontam que o bispo evangélico Marcelo Crivella (PRB) irá vencer a disputa, embora Marcelo Freixo (PSOL) esteja em tendência de alta.

Segundo o Ibope, faltando um dia para o segundo turno da eleição, Crivella tem 57% das intenções de votos válidos contra 43% de Freixo. No início do segundo turno, a diferença já chegou a ser de 67% a 30% para o bispo licenciado da Igreja Universal.

Já de acordo com o Datafolha, Crivella tem 58% das intenções de votos válidos. Freixo tem 42%. Aqui, a vantagem também diminuiu. O mesmo instituto já chegou a apontar uma diferença de 62% a 38% no início do mês de outubro.

A pesquisa de votos válidos é aquela que desconsidera o percentual de eleitores indecisos e que declararam que pretendem votar nulo ou em branco. A contagem oficial de votos da eleição também não leva em conta os votos brancos e nulos.

A margem de erro da pesquisa do Ibope deste sábado é de três pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 1.204 eleitores na sexta-feira (28) e neste sábado. A pesquisa, registrada sob o número RJ-00590/2016, foi encomendada pela “TV Globo”. O índice de confiança é de 95%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 2.384 eleitores na sexta-feira e neste sábado. A pesquisa foi encomendada pela “Folha de S.Paulo” e pela “TV Globo” e registrada sob o número RJ-01053/2016. O índice de confiança é de 95%.

Último debate

Por terem ouvido eleitores no sábado, pesquisas de Ibope e Datafolha têm resultados, em parte, influenciados pelo último debate eleitoral realizado entre os candidatos, na noite de sexta-feira, pela TV Globo. No debate, Freixo atacou Crivella, que ironizou as acusações

Após a divulgação da pesquisa do Datafolha, Freixo afirmou que ainda é possível uma virada na eleição. Segundo ele, apesar de eleitores terem sido ouvidos no sábado, as pesquisas divulgadas ainda não captaram o resultado total do debate.

“Essa pesquisa não consegue detectar toda a mudança vinda do debate. Vai mudar ainda mais”, disse ele, enquanto visitava bairros do subúrbio do Rio no último dia de campanha eleitoral. “Ainda não tem nada decidido.”.

Postar um comentário

0 Comentários