PROJETO MEMÓRIAS DO QUINTAL, RESGATAM BRINCADEIRAS DE RUA EM CURITIBA

Fotos de Guilherme Pupo 

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura nesta terça-feira (12) a mostra Memórias do Quintal, do fotógrafo curitibano Guilherme Pupo. As imagens foram feitas a partir de um projeto homônimo ao título da exposição, que tem o objetivo de resgatar expressões lúdicas tradicionais dos bairros de Curitiba. 


A proposta original, coordenada por Adriane Havro e Luis Teixeira, pesquisadores da cultura da infância, possibilitou uma imersão em espaços sociais como praças, áreas públicas de lazer, ruas, terrenos e quintais dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, localidades do extremo Sul da cidade. A cenografia é de Ricardo Garanhani e design de Adriana Alegria. 
“O mais interessante foi descobrir que dentro de um grande centro urbano como Curitiba ainda conseguimos encontrar crianças brincando na rua, com brincadeiras e brinquedos tradicionais que ainda não se perderam, mesmo com tantos estímulos tecnológicos”, diz Pupo, que fez cerca de 3 mil imagens ao longo do trabalho. “O mais difícil foi chegar às 30 fotos da exposição. Ttivemos que deixar muitas coisa de fora.” 

O projeto da mostra foi realizado pela instituição Malasartes — Educação Sensível, que promove ações de incentivo ao brincar e à leitura, e teve o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A mostra segue até 20 de maio. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:


Serviço: 

Exposição Memórias do Quintal, de Guilherme Pupo 

De 12 de abril a 20 de maio 

Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná 

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; aos sábados, das 8h30 às 13h 

Local: hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Entrada gratuita 


Postar um comentário

0 Comentários