terça-feira, 26 de abril de 2016

NAVIO-VELEIRO CISNE BRANCO PODE SER VISITADO PELO PÚBLICO NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

O navio-veleiro Cisne Branco estará aberto à visitação pública no Porto de Paranaguá no próximo fim de semana (7 e 8/04), das 14h às 18h. A embarcação zarpou do Rio de Janeiro em 4 de abril para uma viagem de representação com duração de 37 dias pelos portos do Sul do Brasil, com o objetivo principal de participar dos Eventos Naúticos 2016 - Fase Sul. 

O Cisne Branco foi construído em Amsterdã, na Holanda, sob a supervisão da Marinha Brasileira. Com 76 metros de comprimento, 31 velas e 51 tripulantes, o navio é utilizado no treinamento de todo o pessoal em formação na Marinha do Brasil, principalmente os Aspirantes da Escola Naval, abrangendo as mais diversas atividades relativas à vida no mar – manobras de vela, tarefas nos conveses, navegação e marinharia são algumas delas. 

O navio possui todos os sistemas de tecnologia avançada, mas realiza todas as manobras de convés e vela exatamente como ocorriam no século XIX, mantendo assim as mais antigas tradições da marinharia. 

Em 2000, o Cisne Branco participou das comemorações relativas aos 500 anos de descobrimento do Brasil, quando atravessou o Oceano Atlântico exatamente como Pedro Álvares Cabral havia feito, um bom exemplo de como o Cisne Branco pode ser usado para desenvolver e promover as tradições navais brasileiras. 

CURIOSIDADE

 Uma moeda de 100 réis cunhada em 1.939, com a imagem do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, foi assentada na base do mastro principal do navio durante a sua construção. Esta tradição naval tem origem em uma antiga lenda grega, na qual a moeda serviria para o pagamento da figura mitológica encarregada de transportar as almas dos tripulantes para o Paraíso. 

As velas são manuseadas com o uso de cerca de 18 quilômetros de cabos, manobrados manualmente em trabalho de equipe, procedimento que preserva as antigas tradições dos heroicos e históricos veleiros. 

INFORMAÇÃO À IMPRENSA 

Uma visita exclusiva para a imprensa será promovida em 6 de maio, das 09h às 11h. Os veículos de comunicação interessados em participar devem encaminhar email com nome completo e número do documento de identificação dos integrantes da equipe para kelly@cppr.mar.mil.br Em função do espaço disponível a bordo, poderão ser credenciados até dois profissionais por veículo de comunicação. 

A entrada será pelo prédio Dom Pedro II, na Avenida Portuária, ao lado do portão principal do Porto de Paranaguá. Quem não puder participar da visita exclusiva na sexta-feira (6) pode acompanhar a visitação pública no final de semana, também mediante o envio de dados para credenciamento. 

Serviço: 

Visitação pública ao navio-veleiro "Cisne Branco" 

Dias 7 (sábado) e 8 (domingo) de maio, das 14h às 18h 

Entrada pelo Dom Pedro II (novo prédio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) - Av. Portuária, ao lado do portão principal do Porto de Paranaguá.

Nenhum comentário: