AS GRANDES VANTAGENS DE CULTIVAR A GRATIDÃO PELAS COISAS PEQUENAS: ESTUDO


De acordo com um estudo da Universidade Northeastern, nos EUA, conduzido pelo professor de psicologia David DeSteno, cultivar a gratidão no dia a dia leva a uma maior paciência e autocontrole.

Em particular, o pesquisador descobriu que ser grato aumenta a capacidade das pessoas de renunciar a recompensas monetárias imediatas em favor de gratificações futuras.

Coisas simples

“Todos nós podemos apontar cinco coisas em nossas vidas pelas quais somos muito gratos, mas se continuarmos a pensar sobre elas, elas se tornam habituais e param de ser interessantes”, disse DeSteno ao portal Medical Xpress.

Em vez disso, o pesquisador sugere que cultivar a gratidão nos acontecimentos simples e diários – como aquela mulher que parou para lhe dar instruções na rua, ou o homem que lhe devolveu a carteira que você esqueceu no restaurante – é o que irá funcionar como uma vacina contra a impulsividade e aumentar o autocontrole.

A pesquisa

DeSteno e seus colegas conduziram a pesquisa em três fases. Primeiro, pediram a 105 alunos da graduação para fazerem um teste, que terminava com um ator ajudando cada participante a reiniciar o computador a fim de completar uma tarefa frustrante que tinha sido interrompida quando a tela ficou preta.

Os estudantes foram informados de que teriam de começar a tarefa desde o início novamente, mas quando as máquinas voltavam a funcionar, milagrosamente, nada tinha sido perdido.

Depois disso, os participantes tiveram que avaliar seus estados emocionais, por exemplo, quão felizes ou gratos estavam, em uma escala de sete pontos.

Na segunda fase, os participantes foram acompanhados por três semanas, durante as quais tinham que diariamente responder questionários em seus smartphones para medir os seus estados emocionais.

Finalmente, os participantes também tiveram que avaliar o papel de gratidão em suas escolhas de vida: se preferiam receber uma quantidade menor de dinheiro agora (digamos, US$ 30) ou um montante maior em alguma data futura (digamos, US$ 50).

Conclusões

Em geral, os níveis de gratidão das pessoas no teste em laboratório previram os seus níveis de gratidão na vida real. Isso é um forte indicativo de que as respostas dos alunos ao longo das três semanas foram confiáveis.

Quanto aos resultados, os mais pacientes (que preferiam esperar para receber um montante maior) foram também os mais gratos.

“O que descobrimos foi que as pessoas que tinham níveis mais elevados de gratidão em suas vidas diárias eram mais pacientes e menos impulsivas em suas decisões financeiras”, explicou DeSteno. “Isso sugere que quanto mais você experimenta regularmente a gratidão, mais autocontrole você tem em várias áreas de sua vida”.

Ou seja, aparentemente, emoções como gratidão, mais do que força de vontade, por exemplo, podem ajudar a reduzir o comportamento impulsivo, nos levando a agir de uma forma mais orientada para o futuro. [MedicalXpress]

Natasha Romanzoti

é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

HypeScience

Postar um comentário

0 Comentários