sexta-feira, 22 de abril de 2016

9 ARANHAS BIZARRAS ( MARAVILHOSAS)


Existem mais de 45.000 espécies conhecidas de aranhas no mundo, habitando todos os continentes, exceto a Antártida.


A maioria tem quatro pares de olhos e oito pernas, o que as tornam fáceis de detectar. Mas, como você provavelmente sabe, esses animais não são todos iguais. Aranhas vêm em várias formas e tamanhos, e muitas têm características incomuns que as distinguem do resto. Como:

Aranhas que se alimentam de morcegos


Normalmente, aranhas gostam de comer moscas. Existem poucas espécies que preferem uma refeição mais pesada – como as que se alimentam de morcegos. Tais aranhas podem ser encontradas em todo o mundo, mas cerca de 90% delas vivem em climas mais quentes. Uma assassina de morcegos comum é a Nephila pilipes(conhecida como aranha tecedeira-de-seda-dourada), que pega regularmente essas presas em sua teia. Ela pode ser encontrada em muitos países, incluindo Austrália, Japão e Índia. As fêmeas desta espécie podem chegar a 20 centímetros de comprimento e são muito maiores do que os machos.


Aranha do peso de um filhote de cachorro



A criatura que se acredita ser a maior aranha do mundo é a aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi), da Guiana. O bicho pode chegar a cerca de 30 cm, ou o tamanho do antebraço de uma criança, e pode pesar aproximadamente o mesmo que um filhote de cachorro. Você provavelmente iria ouvir este monstro chegando, já que pesquisadores descreveram o estalo de suas pernas como fazendo um barulho semelhante a “cascos de cavalo batendo no chão”. E, se você ouvir isso, é melhor correr, porque suas presas de 2 cm podem dar uma mordida desagradável. Apesar do nome, essas aranhas normalmente não se alimentam de pássaros, mas certamente são capazes disso, além de atacarem basicamente qualquer coisa que encontram.

50 tons de aranha

As aranhas-de-jardim têm um método de acasalamento pouco convencional, que poderia rivalizar com as aventuras descritas no best-seller “50 tons de cinza”. Os machos dessas espécies (são 355) costumam “amarrar” as pernas da fêmea com seda antes e durante o encontro. Os cientistas pensam que esta poderia ser uma tática de sobrevivência, porque as fêmeas gostam de fazer um lanche depois da hora H, e, infelizmente, os machos são muitas vezes a refeição mais próxima no momento.

Aranha Drácula



A aranha-teia-de-funil (Atrax sutherlandi) da Austrália tem presas vermelhas que lhes valeram o apelido de “Drácula”, mas essas criaturas se alimentam principalmente de insetos. Elas podem, no entanto, mordê-lo se você chegar muito perto. Estes animais tímidos possuem cerca de 5 cm de comprimento e são notoriamente difíceis de capturar porque passam todo o tempo em tocas subterrâneas, o que significa que sua gama de cores não é bem documentada.

Aranhas fashionistas





Em 2015, duas novas espécies de aranhas pavão foram descobertas na Austrália. Se houvesse um concurso de moda entre esses animais, elas ganhariam. Encontradas no sudeste de Queensland por uma estudante na Universidade de Califórnia (EUA), uma foi nomeada “Skeletorus” por causa de suas listras preto e branco, que lhe dão uma aparência semelhante a um esqueleto, enquanto a outra foi chamada de “Sparklemuffin”, com suas listras azuladas e avermelhadas na barriga. Aranhas como estas fazem danças de acasalamento características, durante as quais elevam suas pernas e exibem uma parte do seu corpo chamada fã.

Aranhas vegetarianas

Algumas aranhas gostam de ser saudáveis e comer vegetais como parte de sua dieta. Um estudo de 2016 descobriu que cerca de 60% dos casos relatados de aranhas comendo verde vieram de membros da famíliaSalticidae (as aranhas-saltadoras). Os pesquisadores acreditam que devorar vegetais torna os animais mais resistentes em períodos de escassez de alimentos. Em cerca de 75% dos episódios, as aranhas foram vistas comendo néctar, que pode acabar melando todo seu corpo. Duas espécies (Myrmarachne foenisex e Myrmarachne melanotarsum) foram vistas “ordenhando” melado de insetos.

Aranhas mergulhadoras



Aranhas-de-água (Argyroneta aquatica) podem usar bolhas de ar para respirar debaixo d’água, como se fossem mini tanques de mergulho. Esses animais são minúsculos, medindo apenas 10 a 15 milímetros de comprimento, de forma que uma bolha pode fornecer mais de um dia de ar para eles. Cientistas alemães imitaram condições extremas de baixo oxigênio em um laboratório e observaram as criaturas construindo teias pelo aquário, e depois recolhendo grandes bolhas de ar em suas pernas, abdomes e traseiros.

Disfarce perfeito



Muitos animais têm formas interessantes de se camuflar e se esconder de predadores, mas aranhas Cyclosa ginnaga são verdadeiras mestras nesta arte. Seus corpos prateados e suas teias com decorações em tons brancos (feitas de carcaças de presas, cascas de ovos, matéria vegetal ou seda) fazem com que elas pareçam excrementos de pássaros. Algo não exatamente apetitoso, de forma que ninguém presta atenção nelas.


Aranha Viagra



Há uma aranha cuja picada oferece muito mais do que apenas dor. A armadeira, também chamada de aranha-da-banana (Phoneutria nigriventer), tem veneno que pode estimular uma ereção em homens que dura horas. Pacientes infelizes experimentaram um aumento global na pressão sanguínea e um aumento nas quantidades de óxido nítrico no corpo, o que leva a tal ereção demorada. Embora não seja confortável para o pobre mordido, estas aranhas poderiam fornecer informações valiosas e possíveis avanços para a pesquisa sobre disfunção eréctil. [LiveScience]
HypeScience

Nenhum comentário: